A persistência de Argos: Retrospectiva 40 anos - 03 a 31 de Outubro de 2019
Período: 03 a 31 de outubro de 2019
Local: Salas Jeanine Vieiro e Iberê Camargo / Museu de Arte de Santa Maria
Visitação de Segunda a Sexta feira das 9h às 12h e das 13h às 16h
A Persistência de Argos
A partir do dia 03 de outubro às 19 horas, acontece a abertura da exposição retrospectiva A Persistência de Argos, do artista Alphonsus Benetti. Serão apresentadas, ao público, obras da sua trajetória artística que compreende o período de 1976-2019.
Alphonsus Benetti (1953) é artista nascido em Faxinal do Soturno e radicado em Santa Maria (RS) onde vive e trabalha atualmente. Formado na Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM, onde atuou como professor adjunto no departamento de Artes Visuais. Como docente, criou e orientou no Ateliê de Pintura 1336, sendo referência da prática em pintura na Instituição. Aposentou-se em 2017. Durante sua trajetória artística foi premiado e participou de diversas exposições e salões, nacionais e internacionais; possui obras em acervos e coleções públicas e privadas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: Experimentação, Pedagogia, Pintura, Educação, Arte.
Nesta primeira retrospectiva o público terá a oportunidade de apreciar um conjunto de obras de diferentes períodos e séries, entre elas: Signos Inquietantes; Mãe e Filho; O Lugar dos Arcos; Anche Lu Va a Ornesa; Nossa Senhora dos Meninos do Brasil; Musas Inquietantes; Via Sacra; e Tempo de Outono – As sereias de Kafka. A exposição será realizada no Museu de Arte de Santa Maria (MASM), ocupando os dois espaços museológicos, a Sala Jeanine Viero e a Sala Iberê Camargo, com curadoria de Antonio Junior e Roberto Gerhardt.
Na noite de abertura será lançado o catálogo da retrospectiva, com imagens de obras, cronologia e diversos textos críticos, explanando a produção em pintura.
A Persistência de Argos estará aberta ao público até o dia 31 de outubro de 2019, com visitação de segunda a sexta-feira das 09 as 12h e 13 as 16h. O Museu de Arte de Santa Maria (MASM) localiza-se na Avenida Presidente Vargas, 1400. Grupos ou escolas, durante o mês de outubro podem agendar visitas ao museu, com a possibilidade da presença do artista para dialogar sobre seu processo criativo em pintura.
Em paralelo a essa exposição retrospectiva, acontece na Sala Angelita Stefani (UFN) até o dia 18 de outubro a exposição “La Madonna Del Figlio Debole” na qual Alphonsus apresenta uma serie de pinturas realizadas nesses últimos anos.
Ambas as exposições têm entrada gratuita.
Curadoria: Antônio Junior e Roberto Gerhardt
Período: 03/10 a 31/10
Local: Salas Jeanine Vieiro e Iberê Camargo/MASM
Horário: segunda a sexta feira das 9h às 12h e das 13h às 16h
Promoção: Museu de Arte de Santa Maria/ Secretaria de Município da Cultura Esporte e Lazer/ Prefeitura Municipal de Santa Maria