“OP-ORIGAMI”
Exposição individual de Emerson Massoli
A exposição OP-ORIGAMI explora o hibridismo entre técnicas manuais e digitais, no caso a milenar técnica de dobradura de papel, o Origami, e as imagens produzidas digitalmente inspiradas no movimento Op Art.
Objetiva-se articular as diferentes subjetividades atribuídas ao fazer manual e o tecnológico, na perspectiva de unificação de técnicas distintas quanto a temporalidade, conhecimento e tecnologias, que apesar das diferenças coexistem na contemporaneidade.
A exposição é formada por 11 obras produzidas entre 2019 e 2020, sendo painéis e objetos-arte, formando, em conjunto, uma instalação artística. Os trabalhos são formados por diferentes modelos de Origami em variadas dimensões, e por imagens inspiradas no movimento artístico Op Art, caracterizado pela investigação de ilusões ópticas em superfícies planas. Propõe-se a interação do espectador com os trabalhos, sobretudo através da leitura de QR-Codes, de modo a ampliar as possibilidades frente à produção artística, levando as imagens e objetos a outros espaços de conexão.
TEXTO ELABORADO PELA CURADORA REINILDA MINUZZI:
Dobrar, marcar, vincar, trazendo, do plano, a tri dimensão; nestes gestos, elaborar formas, agregar formatos em repetições ópticas, gerando ambiguidades visuais e contrastes máximos.... Transitar do analógico e do manual ao digital, partindo de elaborações de objetos modulares, cuja fragilidade, ancorada no papel, é transmutada em ambiente virtual, ganhando movimento, cores, animações, ao ser digitalizada e manipulada através de ferramentas gráficas.
Estes processos híbridos apresentados por Emerson Massoli na mostra individual OP-ORIGAMI evocam questões da Op Art, associadas a procedimentos tradicionais das dobraduras do Origami, constituindo onze distintas propostas em torno da pesquisa em poéticas visuais que o artista conduz.
Assim, justapondo peças vibrantes e neutras de alto contraste, Emerson contrapõe cores e valores lado a lado, cujas superfícies estampam uma variedade geométrica em padrões, de apelo visual e óptico. Nestas proposições, por meio de QR-Codes, Emerson também convida o apreciador ao diálogo com os grupos de objetos e peças individuais, sejam eles fixos ao chão e paredes ou suspensos e flutuantes no espaço expositivo.
Cria, portanto, um lugar único, onde imagem, superfície, movimento e transformação nos impelem a repensar as modularidades apresentadas em hibridação, pois já não são estáticas, nos mobilizam a percebê-las com outros olhares, ampliando sua presença para além da fisicalidade e reforçando seu impacto na repetitividade presente em cada conjunto.
Fica o convite para apreciar e desvendar as superfícies e formas que Emerson nos apresenta.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Exposição: “OP-ORIGAMI”
Artista: Emerson Minuzzi
Local: Museu de arte de santa Maria – MASM – Sala Iberê Camargo
Período: de 01 a 30 de Abril de 2021
Curador: Reinilda Minuzzi